quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Apenas Claro bate metas de qualidade da Anatel, comprova relatório

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório nesta semana detalhando a qualidade do serviço de internet banda larga oferecida pelas operadoras no Brasil. Dentre todas, a única a bater todas as metas nas principais cidades brasileiras foi a Claro.

No relatório, a Anatel analisou o desempenho da qualidade do sinal de internet das quatro principais operadoras de telefonia móvel do país. Através de uma pesquisa realizada em agosto de 2013, a entidade verificou se as operadoras estavam respeitando as metas de qualidade deste tipo de serviço ofertado aos seus clientes.

Com desempenho abaixo do esperado na cidade de São Paulo estão Tim e Vivo. Ambas deixaram de cumprir a meta de velocidade instantânea. A Tim obteve 92,13%, enquanto a Vivo 94,53%. A meta é de 95%, e Claro e Oi ficaram dentro do estabelecido pela Anatel.
A Vivo foi a única a obter resultados ruins no Paraná, onde também deixou a desejar na velocidade instantânea. No Rio de Janeiro, Tim e Vivo tiveram resultados abaixo do esperado no mesmo quesito, enquanto as outras operadoras bateram as metas. Já em Minas Gerais, a maioria das empresas se saíram bem, exceto a Oi, que teve velocidade média de internet abaixo do ideal.

A pesquisa determina metas em dois quesitos: velocidade instantânea e velocidade média. A primeira apura a velocidade de download e upload registrada no momento da utilização da internet pelo usuário. A segunda traça uma média dos registros de velocidade instantânea apurada durante o mês em que foi realizada a pesquisa, sendo que cada operadora deveria atingir ao menos 20% da velocidade oferecida aos seus usuários em 95% das medições realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário