sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Conheça dicas e apps para encontrar celulares 'perdidos' no Rock in Rio
O Rock in Rio 2013 tem tudo para ser só diversão. Mas usar o celular no evento pode ser um enorme perigo. Durante o primeiro final de semana, ao menos 85 celulares foram roubados, de acordo com dados da Policia Civil do Rio de Janeiro. Fora o número não registrado e aqueles "perdidos" durante o festival. Por isso, para evitar que a festa acabe em prejuízo, algumas dicas podem ser preciosas.
Como se prevenir
Para que o episódio não se repita nos próximos dias, a organização do Rock in Rio recomenda que se leve a menor quantidade de objetos possível. Mas, quando necessário, os pertences devem ser mantidos o mais próximo possível do corpo e em uma região cujo acesso não seja tão fácil.
O analista de sistema Marcos Martins foi uma das vítimas dos bandidos no evento. Martins voltou para casa no dia 13 de setembro, sexta-feira, sem o seu Motorola HD XT925. “Vieram dois homens se fingindo de bêbados e caíram em cima de mim. Depois, quando verifiquei o bolso que guardava o celular, não estava mais lá e eles já tinham ido embora”, relatou.
Para evitar casos como o do analista de sistemas, o chefe da seção de planejamento da Policia Militar, tenente-coronel Marcelo Rocha, alerta para que celulares não sejam usados em locais com grande quantidade de pessoas. "Caso queira falar ao telefone, o cidadão deve se afastar. E, se a pessoa perceber que não está mais como celular, a orientação é que se encaminhe antes ao setor de achados e perdidos”.
Para as ocorrências, o evento conta com dois postos policiais: um localizado na entrada e outro no Riocentro, área de apoio logístico do festival. As denúncias podem ser feitas na Delegacia Móvel, uma extensão das 16ª e 42ª DP, montada próxima à Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Aplicativos para localizar o celular roubado
Para ajudar a tentar minimizar os prejuízos, o TechTudo selecionou alguns aplicativos de diversas plataformas que possibilitam aos usuários não só a localização do celular furtado e bloqueio de informações, mas, principalmente, o registro despreocupado das impressões sobre os shows.
Find my Iphone
O Find My Iphone é uma boa opção para quem possui aparelhos do sistema iOS. Exclusivo da Apple, além de grátis e disponível em português, seu procedimento é muito simples e rápido. Por um iPhone, iPad ou iPod touch alternativo, que também tenha o app baixado, o dispositivo será localizado em um mapa. A vítima poderá acionar um alerta de segurança, uma mensagem personalizada na tela, efetuar o bloqueio e, por fim, limpar seus dados pessoais vinculados ao celular.
Aos que possuem o iOS 6 ou versão posterior, ainda terão a vantagem do “Modo Perdido”, no qual a rota do aparelho furtado e a indicação da carga de bateria serão exibidas. iHound
Também para iOS e com versão para Android, uma boa opção é o iHound, que permite o rastreamento do dispositivo e o travamento das funções do aparelho. Ele envia um comando para deletar arquivos pessoais importantes, como SMSs, fotos, contatos, registros de chamadas, vídeos e demais conteúdos presentes em seu cartão SD.
Android Lost
Aqueles que tiverem o sistema Android, porém, também possuem um modo de proteção exclusiva. Com auxílio do GPS, o Android Lost localiza gratuitamente o paradeiro do celular, produz um alarme, bloqueia, limpa o cartão SD, encaminha as chamadas para um outro telefone, informa o status do aparelho, entre outras vantagens. O interessado deve ficar atento para realizar as configurações prévias necessárias antes do momento do roubo.
Cerberus
Ainda para Android, o Cerberus também pode ser um boa opção. Além de bloquear o uso do smartphone e apagar as informações do cartão SD, ele permite, ainda, que o usuário insira três amigos que receberão alertas por mensagem ou e-mail sobre a localização do SIM Card. SIM Checker Lite
Seguindo a lógica dos detetives grátis de Android, o SIM Checker Lite acha o seu celular em casos de troca do SIM sem prévia autorização do proprietário. Em suas configurações, basta, apenas, registrar um ou mais números de telefone e e-mail e a localização do aparelho chegará em tempo real. Prey Project
Disponível para os mais diversos sistemas operacionais, como Windows, Linux, Mac,Ubuntu, Android e iOS, o Prey Project é uma opção que atende às mais diversas situações, como roubo de tablets e notebooks, além de smartphones. A vítima, inicialmente, deve se cadastrar no site do Prey Project e lá terá as informações necessárias para efetuar as ações no aparelho. Após essa medida, a foto da pessoa que está na posse de seu aparelho, assim como as localização e um Print Screen da tela, serão expostas ao usuário. Ele ainda protege o seu e-mail e remove as senhas salvas em seu celular. Com os receios e cautelas em excesso deixados em casa, é hora de curtir o festival.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário