A diferença entre computadores com processadores de 32 bits e 64 bits é algo que deixa usuários confusos. O fato de alguns programas, que tem uma configuração específica, serem executados em aparelhos com outro tipo de configuração, ainda levanta algumas dúvidas. Basicamente, há apenas uma pergunta a ser respondida: O Windows executa programas de 32 bits em computador de 64 bits? E a resposta é simples: sim. Mas há algumas ressalvas.
Como os programas foram feitos para computadores com um processador de 32 bits, pode ser que haja diferenças de qualidade na hora de reprodução dos softwares em uma máquina com 64 bits. Tudo depende do tipo de driver utilizado no PC. Por isso, a recomendação da Microsoft é: se você tem um PC 64 bits, rode softwares feitos para máquinas com 64 bits.
A Microsoft explica que, “muitos programas desenvolvidos para um computador que executa uma versão de 32 bits do Windows funcionarão em um computador que executa versões de 64 bits do Windows sem alterações. Porém, em alguns casos, pode haver diferenças de desempenho. Quando um programa de 32 bits utiliza drivers incorporados, os drivers podem não funcionar no ambiente de 64 bits. Se você tiver um computador de 64 bits, será melhor executar programas desenvolvidos para serem executados em um computador de 64 bits”.
Há uma diferença básica de performance entre computadores de 32 bits e os de 64. Os que têm 64 conseguem utilizar mais memória, fazendo com que o desempenho do PC seja maior e ele seja mais adequado para realização de tarefas com um nível maior de exigência. Por isso, há versões específicas de muitos programas para cada um dos tipos de plataforma, inclusive do próprio Windows.
Um computador de 64 bits pode processar o dobro de informações que um computador de 32 bits, e pode ter muito mais memória RAM. Isso faz de um computador de 64 bits uma boa opção se você trabalha com vídeos, pesquisas em grandes bancos de dados ou jogos e outros programas que requerem cálculos complexos e muita memória. Porém, um computador de 32 bits funciona muito bem para a maioria dos programas de uso diário.
É importante lembrar que, caso o usuário não saiba de quantos bits é o seu Windows, é bem fácil descobrir. Para isso, basta acessar o Painel de Controle, ir em "Sistema e Manutenção", selecionar "Sistema" e procurar a informação. Caso você tenha uma versão de 32 bits, não pode fazer nenhum tipo de upgrade para uma de 64 bits. Assim, caso você queira realizar essa transição, será preciso fazer backup dos dados e adquirir um novo sistema operacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário