terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Quer lembrar de algo? Então não tire fotos, é o que revela estudo

Aquela praia linda, o show do cantor favorito ou ponto turístico que sempre quis conhecer. O que você faz quando se depara com uma situação destas? Tira a câmera da sua bolsa para registrar o momento? Provavelmente, você não é o único, porém segundo estudo recente de uma estudiosa americana, isso pode ser um sinal que representa justamente o oposto do que parece: você está guardando o momento em uma mídia, não na memória.

A pesquisa, que foi realizada por Linda Henkel, da Fairfeld University, em Connecticut, nos Estados Unidos, revelou que, curiosamente, as pessoas têm piores memórias de objetos que fotografaram, especialmente em pequenos detalhes, do que aquelas que eles apenas veem. A análise foi feita durante um passeio em uma galeria de arte, o Museu Bellarmine.

Henkel contratou 28 pessoas, que pararam em frente a 30 obras de arte. Dessas, 15 fotografaram e o restante só observou. No dia seguinte, elas foram questionadas sobre alguns detalhes dos objetos. O resultado foi, de certa forma, impressionante, mas bastante compreensível em uma maneira. As pessoas que tiraram fotos lembraram-se menos do que viram.

“Os participantes que tiraram fotos de cada objeto se lembraram de uma quantidade bem menor de objetos, menos detalhes e dados como a localização das obras no museu, do que quem apenas observou e não tirou fotos”, revelou a estudiosa.

De acordo com ela, a única exceção se deu no caso de quem utilizou o zoom para captar mais detalhes das fotografias. Nestes casos, eles conseguiram se lembrar bem de tudo – e, surpreendentemente, não somente dos detalhes aproximados, como também de todas as obras no geral. Mesmo assim, a impressão de Henkel sobre o estudo não é positiva.

“Quando as pessoas dependem da tecnologia para lembrar por elas, como uma câmera para tirar fotos e filmar um evento, isso pode ter um impacto negativo em como elas irão se lembrar destas experiências”, explica a pesquisadora.

O artigo completo, em inglês, está disponível para download em formato de texto ou PDF. Em suma, a ideia da pesquisadora é de que nem mesmo a melhor câmera irá substituir a memória do usuário. Porém, muita gente as vezes se esquece de curtir o seu momento inesquecível em nome de um clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário