domingo, 14 de setembro de 2014

Sem sair do sofá: estudantes criam poltrona motorizada que atinge 15 km/h

Um sofá de dois lugares motorizado. Essa nova maneira de se locomover sem precisar andar foi criada por estudantes de engenharia da Universidade de New South Wales, no País de Gales. O coração do "robô doméstico" é um computador Raspberry Pi, que recebe comandos de um controle de Xbox 360.



A estrutura robótica é feita em aço para garantir resistência e montada sob o móvel, dando-lhe rodas que se mexem em qualquer direção permitindo mais mobilidade. No coração, um motor de 12V, tirado de uma scooter, é responsável por mover o sofá a uma velocidade relativamente alta: mesmo pesando cerca de 100 kg, ele é capaz de atingir até 15 km/h.
Hoje, ele precisa ser controlado para se mover, mas nada impede que, no futuro, haja uma versão capaz de se deslocar sem a ajuda humana. “O sofá se encaixa muito bem por corredores e em elevadores, por isso, se podemos ajustá-lo para com diferentes sensores para mapear áreas internas, ele poderia navegar de um lugar para outro e não colidir com as coisas ao longo do percurso “, disse Steph McArthur, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.


Trabalho de nove estudantes. Segundo a Universidade, a invenção custou cerca de US$ 2.800, o que equivale a R$ 6.200 em conversão direta. Vale lembrar, porém, que o móvel robô não está à venda, ao menos por enquanto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário