sábado, 14 de dezembro de 2013

Android 'KitKat' elimina recurso de controle de permissões dos apps

A recente atualização feita pelo Google para o sistema Android 4.4 "KitKat" excluiu o controle de permissões de apps. O recurso foi "lançado" no Android 4.3 e causou empolgação entre os usuários, que tinham mais flexibilidade para configurar os programas instalados.
O recurso havia sido liberado ainda na versão Android 4.3 (Jelly Bean), porém era “escondido”. Muitos usuários sequer sabiam dele: somente certos desenvolvedores identificaram a ferramenta e então começaram a destacá-la.

A função permitia que os usuários controlassem quais permissões concederia aos aplicativos que fossem instalados. Com ele seria possível, por exemplo, recusar que certo programa tivesse acesso aos dados de localização ou à agenda telefônica do usuário.

A ideia do serviço era fazer com que as pessoas tivessem um controle mais amplo destas permissões, sem inviabilizar o app de funcionar e nem ter que aplicar as configurações à todos os programas instalados.

Apesar de parecer excelente para os consumidores, ele não deveria ter sido descoberto, segundo informam as páginas ReadWrite e EFF. De acordo com os sites, o Google diz que essa era uma funcionalidade experimental e que o lançamento foi precipitado.

“O Google confirmou que o lançamento foi acidental, de um código que não havia sido testado e estava em fase experimental. Ele foi removido no Android 4.4.2 e o Google nunca deu qualquer autorização para que desenvolvedores o utilizassem”, disse o RW.

Agora que os usuários tiveram um gostinho de como o controle personalizados destas permissões funcionaria, muitos estão protestando contra a remoção dessa opção feita no último update do Android. Resta saber a posição final do Google após a polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário